Image Map

Como faz: Cortejo da cerimônia (passo a passo - parte 1)

Oi Meninas e Meninos,

Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Ah tempos fico pensando em como poderia ajudar as noivinhas desse mundo casamentício que são seguidoras do blog ou que o visitam constantemente. E pra mim é uma forma de falar sobre o meu assunto preferido: a organização do casamento.

Sendo assim, resolvi abordar alguns temas que acredito serem importantes quando o assunto é casamento. Iniciarei pelo cortejo da cerimônia do casamento, que é um assunto que gera dúvidas em muitos casais e principalmente para os noivos que não terão assessoria em seu dia. Quem não se pegou pensando ou conversando com o noivo, mãe, amiga sobre: Quem entra com quem? Quem entra 1º? Qual é a ordem de entrada?.

O cortejo da cerimônia do casamento é uma tradição e nao uma regra, podendo assim ser alterado em cerimônias menos formais. E toda essa tradição me encanta, tenho que assumir, sou tradicional para algumas coisas rsrs. Acho sim que dá para inovar no casamento, mas algumas tradições, na minha opinião, precisam sim serem mantidas.

Segue uma imagem para nos auxiliar:




Entrada dos padrinhos: Geralmente são os 1º a entrar e pode ser feito intercalando os padrinhos da noiva seguidos pelos padrinhos do noivo. Ao chegarem no altar, os padrinhos da noiva se posicionam do lado esquerdo do altar e os padrinhos do noivo do lado direito do altar

Entrada dos pais

- Mãe e pai do noivo: Entram juntos e seguem em direção ao altar para se posicionarem do lado direito do altar. Discretamente a mãe sai pela lateral da igreja para ir ao encontro do noivo.

- Mãe e pai da noiva: Entram juntos e seguem em direção ao altar para se posicionarem do lado esquerdo do altar. Discretamente o pai sai pela lateral da igreja para ir ao encontro da noiva.

Existem outras opções que podem ser escolhidas pelos noivos (atentem-se para saber se a igreja tem alguma norma para o cortejo) como por exemplo: 
- o noivo entrar com sua mãe;
- a mãe da noiva entrar com o pai do noivo (neste caso a mãe pode se posicionar no lado esquerdo do altar aguardando o pai da noiva e o pai do noivo se posiciona no lado direito do altar para aguardar a mãe do noivo);
- noivo entrar com os pais;
- noivo entrar sozinho;
- noiva entrar com os pais;
- noiva entrar sozinha.

Obs:
- As mulheres ficam sempre à direita dos homens e devem apoiar a mão direita no braço esquerdo de seu par.

Entrada da Noiva

- Estará do lado esquerdo de seu acompanhante;
- O buquet estará na mão direita;
- Entra de braço dado com o seu acompanhante (pai, tio, irmão) ou sozinha;
- Atravessa a nave da igreja sem saudações, acenos ou beijinhos;
- É recepcionada pelo noivo que irá cumprimentar o pai da noiva;
- O pai irá se posicionar ao lado da mãe da noiva;
- Ao ser entregue ao noivo, a noiva discretamente se posiciona à esquerda, troca o buquet para a mão esquerda e será conduzida ao altar pelo noivo que estará à sua direita.




O buquet da noiva poderá ser entregue à sua mãe que o segurará por toda a cerimônia, evitando que ele fique em cima do altar.

Entrada das alianças

É a hora da entrada das crianças, ao chegarem no altar e entregar as alianças, a dama de honra se posiciona ao lado da noiva ou dos pais da noiva e o pagem se posiciona ao lado do noivo ou do pais do noivo.

Cumprimento dos padrinhos e pais

A noiva será levada pelo noivo até o último casal de padrinhos do noivo e ela assim seguirá até cumprimentar os pais do noivo e pajem; o noivo se dirige para o último casal de padrinhos da noiva e seguirá até cumprimentar os pais da noiva e dama de honra. 
Se encontram no centro do altar, para ambos cumprimentarem suas respectivas famílias: a noiva irá iniciar pelo último casal de padrinhos e seguirá até o encontro com seus pais e o noivo irá iniciar pelo último casal de seus padrinhos e seguirá até encontrar seus pais. Se reencontram no centro do altar.

Saída do cortejo

Também não tem uma regra, já foi visto casamento em que os noivos sairão 1º, é mais uma escolha para os noivos, porém eu acho que fica bem mais bonito os noivos serem recebidos pelos padrinhos e pais na saída, ou seja:

A dama e o pajem puxam o inicio do cortejo sendo seguidos pelos pais da noiva, pais do noivos e padrinhos (novamente intercalados) e saem por último os noivos.


O que acharam meninas? Consegui esclarecer um pouco a dúvida de alguma noivinha? 

Aguardem o próximo post.

Bjo







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casando e Amando - por Paula Venturin ©Todos os Direitos Reservados.
Layout por Lasli Cute I Programação por Heart Ideas - soluções criativas.