Tudo bem com vocês? Adorei saber que gostaram da decoração no chá de cozinha, foi feito com muito carinho, pensado em cada detalhe, amei tudo e a decoração/mesa realmente estava linda.
Venho hoje compartilhar que o blog recebe a participação da Bruna Rodrigues que fez um post bem bacana para que eu pudesse dividir com vocês. Qual noiva já não se pegou olhando o check list várias vezes? No inicio dos preparativos dá até um frio na barriga e um medo de não conseguir fazer tudo o que é preciso, mas ai o tempo vai passando, vamos resolvendo alguns detalhes e o check list vai ficando completinho, posso falar: vê-lo ficando assim não tem preço.
Vamos ao post:
Como organizar o check list do casamento?
Organizar o casamento parece, à
primeira vista, uma tarefa muito complexa: fornecedores, convidados, buffet,
viagem, vestido, lembrancinhas, sapatos, buquê, decoração... ufa! E não para
por aí, afinal um casamento inesquecível depende dos mínimos detalhes para ser
perfeito. Mas como se organizar para saber o que deve ser feito em relação ao
casamento e quando cada etapa deve ser cumprida até a chegada do grande dia?
A importância do
check list no casamento
Além de tornar a rotina pré
casamento organizada, uma lista de afazeres evita que você tenha surpresas
desagradáveis conforme o dia for se aproximando. Imagine que, na correria, você
esqueça de mandar os convites com pelo menos dois meses de antecedência e só
perceba isso faltando menos de um mês? Esse tipo de transtorno não é impossível
de acontecer, porém as possibilidades de que ele ocorra diminuem drasticamente
com o uso do check list.
Viu como é importante?
Como funciona o check
list
O modo como a lista será feita
depende basicamente do tempo que você tem até o dia do casamento, que pode
variar de anos a poucos meses. Vamos tomar como exemplo um casamento que vá
acontecer dentro de um ano: em doze meses, você terá tempo suficiente para
planejar dos maiores aos menores detalhes com bastante cuidado e calma. Anote
as principais tarefas de cada período e adicione outras, conforme a
necessidade.
Um ano antes: é hora de decidir a data exata da cerimônia, bem como
o local em que será realizada. É também nesse momento que o tipo de recepção
deve ser definido: você se despedirá dos convidados na igreja? Fará apenas o casamento
civil? Oferecerá uma festa grande ou pequena? A festa acontecerá logo após
a cerimônia? Será durante o dia ou à noite? No inverno ou no verão? Aqui também
é a hora de determinar o orçamento a ser gasto com tudo que envolva o
casamento, e colocar tudo na ponta do lápis. Caso você prefira, já pode
contratar uma assessoria de casamentos.
A escolha da igreja, do buffet e
a compra do enxoval também começam nessa época, assim como a pesquisa de preços
dos fornecedores (salão, flores, decoração, buffet, fotografia e filmagem,
lembrancinhas, convites, etc).
Seis meses antes: viagem de lua-de-mel, decoração e buquê, buffet,
música, convites, fotografia e filmagem já podem ser definidos e contratados.
Para facilitar os orçamentos relacionados à cerimônia em si, é importante que
você já tenha uma lista de convidados. A pesquisa de valores e modelos de
vestido já podem começar. Caso vá fazer chá bar ou chá
de cozinha, esse é o momento de definir a data. As alianças já devem ser
escolhidas e compradas.
Três meses antes: envio dos convites, roupa do noivo, das
madrinhas, das daminhas e pajens, listas de presente, documentação para
casamento no civil e no religioso, escolha e encomenda das lembrancinhas, doces
e bolo devem ser feitos e providenciados nesse período. É também a época ideal
para decidir onde você fará o cabelo e a maquiagem no dia, além de providenciar
a lingerie a ser usada na data e finalizar o enxoval.
Um mês antes: os convites devem estar todos entregues e com as
presenças confirmadas. Caso já tenha recebido presentes, já pode enviar cartões
de agradecimento em nome do casal. É hora de repassar todos os detalhes
possíveis e verificar se nada passou batido nesse tempo.
15 dias antes: é hora de cuidar da mudança para a casa nova,
finalizar as provas dos trajes do casamento, confirmar todos os serviços e
fornecedores contratados, começar a fazer as malas para a lua de mel.
No dia: aproveite para descansar e relaxar ao máximo no dia
anterior. Alimente-se bem, arrume-se lindamente e curta esse momento tão
especial e maravilhoso!
Bruna muito obrigado pelo interesse em particpar do blog e com um post que pode ajudar e muito as noivas. Tenho certeza que elas irão adorar.
E como está o check list de vocês?
Beijo