Image Map

Como organizar o check list

Olá,

Tudo bem com vocês? Adorei saber que gostaram da decoração no chá de cozinha, foi feito com muito carinho, pensado em cada detalhe, amei tudo e a decoração/mesa realmente estava linda.

Venho hoje compartilhar que o blog recebe a participação da Bruna Rodrigues que fez um post bem bacana para que eu pudesse dividir com vocês. Qual noiva já não se pegou olhando o check list várias vezes? No inicio dos preparativos dá até um frio na barriga e um medo de não conseguir fazer tudo o que é preciso, mas ai o tempo vai passando, vamos resolvendo alguns detalhes e o check list vai ficando completinho, posso falar: vê-lo ficando assim não tem preço. 

Vamos ao post: 



Como organizar o check list do casamento?

Organizar o casamento parece, à primeira vista, uma tarefa muito complexa: fornecedores, convidados, buffet, viagem, vestido, lembrancinhas, sapatos, buquê, decoração... ufa! E não para por aí, afinal um casamento inesquecível depende dos mínimos detalhes para ser perfeito. Mas como se organizar para saber o que deve ser feito em relação ao casamento e quando cada etapa deve ser cumprida até a chegada do grande dia?





A importância do check list no casamento

Além de tornar a rotina pré casamento organizada, uma lista de afazeres evita que você tenha surpresas desagradáveis conforme o dia for se aproximando. Imagine que, na correria, você esqueça de mandar os convites com pelo menos dois meses de antecedência e só perceba isso faltando menos de um mês? Esse tipo de transtorno não é impossível de acontecer, porém as possibilidades de que ele ocorra diminuem drasticamente com o uso do check list. Viu como é importante?

Como funciona o check list

O modo como a lista será feita depende basicamente do tempo que você tem até o dia do casamento, que pode variar de anos a poucos meses. Vamos tomar como exemplo um casamento que vá acontecer dentro de um ano: em doze meses, você terá tempo suficiente para planejar dos maiores aos menores detalhes com bastante cuidado e calma. Anote as principais tarefas de cada período e adicione outras, conforme a necessidade.

Um ano antes: é hora de decidir a data exata da cerimônia, bem como o local em que será realizada. É também nesse momento que o tipo de recepção deve ser definido: você se despedirá dos convidados na igreja? Fará apenas o casamento civil? Oferecerá uma festa grande ou pequena? A festa acontecerá logo após a cerimônia? Será durante o dia ou à noite? No inverno ou no verão? Aqui também é a hora de determinar o orçamento a ser gasto com tudo que envolva o casamento, e colocar tudo na ponta do lápis. Caso você prefira, já pode contratar uma assessoria de casamentos.

A escolha da igreja, do buffet e a compra do enxoval também começam nessa época, assim como a pesquisa de preços dos fornecedores (salão, flores, decoração, buffet, fotografia e filmagem, lembrancinhas, convites, etc).





Seis meses antes: viagem de lua-de-mel, decoração e buquê, buffet, música, convites, fotografia e filmagem já podem ser definidos e contratados. Para facilitar os orçamentos relacionados à cerimônia em si, é importante que você já tenha uma lista de convidados. A pesquisa de valores e modelos de vestido já podem começar. Caso vá fazer chá bar ou chá de cozinha, esse é o momento de definir a data. As alianças já devem ser escolhidas e compradas.

Três meses antes: envio dos convites, roupa do noivo, das madrinhas, das daminhas e pajens, listas de presente, documentação para casamento no civil e no religioso, escolha e encomenda das lembrancinhas, doces e bolo devem ser feitos e providenciados nesse período. É também a época ideal para decidir onde você fará o cabelo e a maquiagem no dia, além de providenciar a lingerie a ser usada na data e finalizar o enxoval.

Um mês antes: os convites devem estar todos entregues e com as presenças confirmadas. Caso já tenha recebido presentes, já pode enviar cartões de agradecimento em nome do casal. É hora de repassar todos os detalhes possíveis e verificar se nada passou batido nesse tempo.

15 dias antes: é hora de cuidar da mudança para a casa nova, finalizar as provas dos trajes do casamento, confirmar todos os serviços e fornecedores contratados, começar a fazer as malas para a lua de mel.

No dia: aproveite para descansar e relaxar ao máximo no dia anterior. Alimente-se bem, arrume-se lindamente e curta esse momento tão especial e maravilhoso!



Bruna muito obrigado pelo interesse em particpar do blog e com um post que pode ajudar e muito as noivas. Tenho certeza que elas irão adorar.


E como está o check list de vocês? 


Beijo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casando e Amando - por Paula Venturin ©Todos os Direitos Reservados.
Layout por Lasli Cute I Programação por Heart Ideas - soluções criativas.