Image Map

Problema de saúde - Trombose

Oi Meninas, tudo bem?

Bom hoje venho compartilhar com vocês um alerta, sim isso mesmo, na semana passada passei por um sério problema de saúde e algumas pessoas vieram conversar comigo em particular relatando casos de amigas/parentes. Isso me fez pensar que acontece muitas vezes e que não é tão divulgado. 

Há algumas semanas comecei a sentir uma dor na perna esquerda, aparentemente parecia ser muscular, pois não era uma dor continua, cheguei a tomar antiinflamatório e a dor diminuía consideravelmente. Dias depois percebi que a dor começou a aumentar e a perna deu uma leve inchada, esse inchaço foi aumentado juntamente com a dor e foi aí que fui procurar o médico. Já passei por sérios problemas de saúde na familia e tenho pavor a médicos e hospitais, por isso a demora em procurar o médico. 

Quando cheguei no ambulatório o médico foi bem curto e grosso que não era nada muscular e sim uma trombose, me lembro de me sentir tonta na hora, minha pressão caiu e ele continuou me assustando o suficiente: "trombose é a formação de um coágulo na veia e esse coágulo pode se formar na perna, no pulmão, no cérebro e pode causar um infarto e ser fulminante, você teve sorte" - assim mesmo, bem direto e grosseiro e eu não conseguia pensar em nada... Fiquei mais apavorada quando ele disse que eu seria encaminhada direto dali para o hospital e que teria que ir de ambulância. O mais engraçado, no começo dessa semana tinha saído para atender uma noiva e por duas vezes me vi na situação de ter uma ambulância pedindo passagem, eu sempre saiu da frente, mas percebi que alguns carros permanecem como se nada houvesse e pensei: se essa pessoa tivesse tido uma situação de ter que socorrer um familiar de ambulância e depender desse trânsito louco de São Paulo ela sairia da frente.... 

Ao chegar ao hospital o atendimento foi rápido, já fui encaminhada para fazer o exame de Doppler e ali o diagnóstico foi confirmado, o pavor só aumentava e as perguntas começaram: porque isso aconteceu? Porque comigo? Porque? - o médico começou a me fazer várias perguntas para verificar se eu pertencia ao grupo de risco e: eu não bebo, não fumo, não sou obesa, não fico muito tempo sentada, pelo contrário trabalho de pé, não tenho pressão alta e nem diabetes até ele chegar em medicamentos de uso continuo - anticoncepcional - sim, fazia uso há mais de 10 anos, pronto o possível vilão da história foi encontrado e pra minha sorte naquele dia e no anterior não havia tomado, havia esquecido (sorte minha). 

E a indignação se misturou ao medo, saber que você estava em um quadro de risco de um problema que pode ser fatal e que foi causado por um comprimidinho que é usado na melhor da boa intenção, prevenir a gravidez e que te causa um problema maior é frustrante, e a melhor parte, isso está escrito na bula do medicamento (sim, tenho costume de ler a bula de todos os medicamentos) nas reações adversas pra quem quiser ver. Na verdade se torna uma roleta russa, você faz uso do medicamento na torcida pra funcionar e pra não te causar problema.

Fiquei internada por 3 dias, tomando medicação de tempo em tempo (ganhei dois hematomas bem bonitos nos braços), tive alta na sexta e tenho que fazer repouso nessa fase inicial, tomar a medicação indicada e fazer acompanhamento com o vascular para poder investigar agora o porque desse problema. Deixo aqui o alerta para quem faz uso de anticoncepcional - fiquem atentas a qualquer sintoma diferente e procurem o médico o mais rápido possível. A trombose é assintomatico, tirando a dor e o inchaço, aparece de uma hora para a outra e como o médico disse: é impossível saber onde irá acontecer (perna, pulmão, cérebro) fiquei sabendo de uma moça que teve no cérebro e está internada há 5 meses. Sei que o anticoncepcional não é indicado apenas para contracepção e sim também para tratar ovários policisticos, cólicas fortíssimas, etc - hoje me pergunto: "vale a pena correr esse risco? - NÃO!!!!!


Fiquem atentas!!!! 


Beijo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casando e Amando - por Paula Venturin ©Todos os Direitos Reservados.
Layout por Lasli Cute I Programação por Heart Ideas - soluções criativas.